quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Para pensar!

Para pensar , antes de escolher um filhote !

Pessoal , eu tive muito preocupado esses dias pois tenho visto uma quantidade enorme de cães abandonados , pelas ruas... E mais , um monte de animais que vivem infelizes em seus lares !

É muito importante e de extrema responsabilidade, quando, ao escolherem um bichinho de estimação , perceberem que o animalzinho não é um "brinquedo". E que durante os próximos 10 à 15 anos em média , vocês vão ter que cuidar de um "filho" que irá depender de vocês para tudo ! Sim , isso significa que deixarão de fazer aquela viagem esperada, ou deixarão de ir aquela balada! Ou ainda terão que acordar cedo para passear e fazer exercícios com seus bichinhos, e terão que se esforçar para entender e fazer seu animalzinho feliz ! Assim como você ele também
precisa ser feliz !

É importante definir os papéis dos membros da familia, e organizar a casa para a chegada do novo membro. Mais importante ainda , principalmente nos dias de hoje , é consultar um especialista em comportamento animal , para que você possa saber qual tipo de cãozinho melhor se encaixa no perfil de sua familia, como temperamento, tamanho do animal, espaço físico , nível de exercícios físicos diários, exercícios mentais, e como que o animal se comporta diante de regras e situações adversas, isso tudo , com o objetivo de evitar que tantos cães sejam largados nas ruas ou abandonados dentro de suas próprias casas.

Temos cães de distintos tamanhos e raças. Cada raça foi desenvolvida com uma utilidade, antigamente , era a fim de executar algum trabalho em conjunto com os seus donos, e os cães até hoje transmitem em sua genética características da raça e tem temperamentos diferentes e reagem de diferentes formas com diferentes tipos de familias , donos etc etc etc .

E no caso, é necessário entender como esses bichinhos se comunicam entre si , eles tem uma linguagem , eles conversam entre si! Para fazer seu bichinho feliz e suprir suas necessidades é necessário ter muito amor e paciência, mas apenas isso não basta, conhecimento e orientação de um profissional , quando filhotes, irá ajuda-lo a evitar uma série de problemas , ou desvios de comportamento. Entendendo oque os animais falam para vocês , é possível conversar e pedir a eles que sigam as regras das casa!

E isso de forma inteligente e alegre, sem broncas ou castigos, é possível desde os primeiros dias de vida que seu bichinho de estimação , tenha uma forma eficiente de comunicação , evitando assim aborrecimentos por parte do dono, como roupas ou móveis roídos, latidos excessivos, medo de ficar sozinho , agressividade... etc !

Tudo é uma questão de comunicação , e nos dias atuais que os cães estão perdendo suas funções de trabalho , estão sendo criados em larga escala , vivendo fora de seu habitat natural, (normalmente em prédios e na civilização).. É natural que eles precisem de uma "adaptação" ao seu novo estilo de vida moderno. Afinal de contas, petshop, spá, centros de estética, ofuro, hoteis , daycare, treinadores, passeadores, veterinários... rsrs

Há alguns anos, isso tudo não existia , estamos vivendo uma nova geração tanto de humanos quanto de cães e animais domésticos, que nunca deixaram de ser os nossos melhores amigos!
E não importa, se no meio do mato ou no meio da cidade eles estão sempre junto com a gente!

E hoje há quem entenda seus bichinhos e consiga se comunicar com ele, fazendo com que o dono e o seu animalzinho tenham uma forma de comunicação eficiente e adaptada a vida moderna!

Mas antes de escolher o novo membro da família seja responsável, procurem profissionais sérios, que irão vender ou doar seu amiguinho castrado e devidamente registrado. Além de fornecer uma estrutura de profissionais que irão auxilia-lo em todos os aspectos da vida do seu bichinho, desde físico, até psicológico !

Para que em um futuro próximo , não tenhamos tantos bichinhos sofrendo com maus tratos, condenados a morte abandonados por ai !

Até a próxima

André Agramonte